TSE e Whatsapp celebram acordo para combate à desinformação nas Eleições 2022
- mariana3424
- 17 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

Foi celebrado nesta terça feira (15/02/2022), um memorando de entendimento com o objetivo de unir forças para desenvolver ações para coibir ou neutralizar a disseminação de notícias falsas por meio do aplicativo, com enfoque no processo eleitoral de 2022.
O acordo tem como principal objetivo estabelecer uma parceria com o Whatsapp, que permanecerá em vigor até o dia 31 de dezembro de 2022, com o intuito de eliminar informações falsas divulgadas por meio da rede, para garantir um processo eleitoral íntegro e legítimo no próximo mês de outubro.
Dessa forma, o Whatsapp se comprometeu a implementar (ou auxiliar na implementação) de diversas iniciativas que contribuam para a difusão de informações verídicas sobre o processo eleitoral, incluindo o acesso de interface à Business Application Programming Interface (API) do aplicativo e o desenvolvimento em conjunto de stickers sobre eleições para serem veiculados na plataforma.
O Whatsapp também ficou responsável pela capacitação de colaboradores do Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., para que possam realizar palestras informativas para os servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais sobre o aplicativo.
Além disso, a plataforma deverá auxiliar a implementação de algumas ações para identificar rapidamente e conter casos de práticas de desinformação. Haverá, inclusive, a criação de um canal de comunicação extrajudicial para receber denúncias de conteúdos que possam estar veiculando informações falsas.
Por fim, faz-se importante ressaltar que os memorandos de entendimento integram o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que teve início em agosto de 2019, por iniciativa da Justiça Eleitoral.
Fonte: Link
Comments