
Com o advento da tecnologia, diversos novos mecanismos que visam facilitar o processo de criação de conteúdo online vêm surgindo. Dentre estes mecanismos, está o gerador de imagens DALL-E, criado pela desenvolvedora OpenAI, que nomeou o gerador em homenagem a Salvador Dali e ao personagem Wall-e, da Pixar.
O gerador funciona a partir de um sistema de inteligência artificial, que transforma palavras inseridas pelos usuários em imagens.
Os modelos de inteligência artificial utilizados vêm da Google Software Imagen, assim como a OpenAi, que criou também o DALL-E-2, sistema que funciona da mesma forma que o primeiro inventado, contudo que traz a promessa de criar artes mais realistas com base na descrição do que se quer criar em uma linguagem mais natural.
O acesso a este gerador não foi aberto ao público geral ainda, e está sendo testado por usuários permitidos. Contudo, apesar de não estar em circulação, já gera preocupações com relação ao fato de que o uso destes geradores está se expandindo mais rápido do que as empresas de inteligência artificial podem moldar as normas em torno de seu uso.
Isso significa que os pesquisadores por trás destes projetos esboçaram certa preocupação com possíveis “resultados perigosos” que poderiam ser gerados a partir da inserção de palavras racistas, sexistas, dentre outas que possam “reforçar estereótipos raciais e de gênero”.
Dessa forma, um regulamento visando impor regras a este sistema já está sendo elaborado. Dentre as regras já estipuladas, está a de que o DALL-E não permitirá que os usuários repliquem imagens de celebridades e políticos para evitar a formação de desinformação.
Comments