top of page

Meta é condenada ao pagamento de multa de R$ 6,6 milhões por violações ao direito do consumidor



Na última terça-feira (23/08), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) condenou a Meta ao pagamento de multa de R$ 6,6 milhões pelo vazamento de dados de usuários do Facebook. A decisão foi referente a caso Cambridge Analytica, que consistiu no compartilhamento ilegal de dados por meio de um teste de personalidade divulgado, com o título "This is Your Digital Life".


De acordo com investigações, o teste estava sendo utilizado como meio ilegal de compartilhamento de dados, pois tanto o Facebook como o aplicativo não informavam as configurações de privacidade do teste aos usuários. Dessa forma, estima-se que foram vazados dados de mais de 440 mil brasileiros.


De acordo com o despacho publicado no Diário Oficial da União, este compartilhamento foi efetuado de forma contrária a leis como o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet.


Caso não recorra da decisão, a Meta terá um prazo de trinta dias para efetuar o pagamento da multa imposta, e o seu valor será destinado ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Além disto, caso opte por não recorrer, o valor da multa poderá ser reduzido em até 25%.


 
 
 

Comentários


ENDEREÇO

Rua Oscar Freire, 2.250 - Cj. 705

05409-011

São Paulo/SP

  • e-mail
  • LinkedIn
  • Instagram

Visite nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Copyright © 2021   Mott Farah & Gomes Miguel Advogados – Todos os direitos reservados. 

OAB/SP n° 30.029 - CNPJ/MF n° 33.706.793/0001-18

bottom of page