top of page

Hospitais públicos poderão ter câmeras de reconhecimento facial





No dia 24 de junho, foi apresentado projeto de lei pelo deputado federal José Nelto, que visa obrigar hospitais públicos a dispor de câmeras para reconhecimento facial.

O projeto estabelece que as câmeras deverão captar padrões de face, assim como de íris e de voz e que todas as informações obtidas deverão ser compartilhadas com o Poder Público, através do estabelecimento de um banco nacional único.


O deputado afirma que o objetivo desta PL seria o de facilitar a identificação de foragidos e criminosos, assim como indivíduos que estejam sendo investigados pelo governo.


Além disto, o projeto de lei afirma, em sua justificativa, que o país enfrenta uma crise de segurança pública, e que é necessário que sejam adotadas novas medidas visando diminuir o índice de crimes praticados em território nacional.


Dessa forma, afirma que é necessário instalar câmeras de reconhecimento facial nos hospitais públicos pois diversos criminosos acabam por frequentá-los após se lesionarem em confrontos ou simplesmente por problemas de saúde. Assim, o reconhecimento facial iria auxiliar o Poder Público a identificar estes criminosos, segundo o autor do Projeto de Lei, Deputado José Nelto.


Acima de tudo, é importante relembrar que, caso se concretize, a implantação de mecanismos de reconhecimento facial deve ser realizada respeitando a privacidade de cada indivíduo, de forma que os dados coletados não deverão ser compartilhados com demais indivíduos e organizações que não sejam o Poder Público e que possuam finalidades diferentes da inicialmente estabelecida.


 
 
 

Comments


ENDEREÇO

Rua Oscar Freire, 2.250 - Cj. 705

05409-011

São Paulo/SP

  • e-mail
  • LinkedIn
  • Instagram

Visite nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Copyright © 2021   Mott Farah & Gomes Miguel Advogados – Todos os direitos reservados. 

OAB/SP n° 30.029 - CNPJ/MF n° 33.706.793/0001-18

bottom of page