
Registros de 235 milhões de contas do Twitter, assim como os endereços de e-mail utilizados para registrá-las, foram postados em um fórum ligado a hackers, propiciando a possibilidade de conectar os dados vazados a identidades de pessoas do mundo real.
O Twitter afirmou que os dados vazados datam do ano de 2021, e que somente descobriu o “bug” em seu sistema em janeiro de 2022, afirmando que já está trabalhando para conter os danos do incidente.
Este tipo de acontecimento coloca os usuários das contas que tiveram seus endereços vazados em risco por diversos motivos: primeiramente, obter os dados de indivíduos faz com que hackers possam acessar suas contas e mudar aspectos como senhas, endereço de e-mail de acesso, dentre outros, impossibilitando o usuário de acessar suas contas.
Com isso, ao tomar controle das contas acessadas, estes podem facilmente aplicar golpes de extorsão em indivíduos como amigos e familiares do titular da conta roubada, de forma que esta se torna um veículo para a realização de crimes.
Finalmente, os usuários que tiveram seus dados vazados afirmaram ter vivenciado não só tentativas de tomada de conta (como as descritas acima), como também ter recebido e-mails falsificados, e até mesmo de ameaça para os endereços que foram tornados públicos.
Comments