
Os pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, desenvolveram um algoritmo que consegue detectar uma notícia falsa com um índice de 96% de precisão.
Esta ferramenta funcionará a partir do site: www.fakenewsbr.com e ainda passará por mais testes durante os próximos meses, especialmente aplicados a informações veiculadas referentes à pandemia de covid e às eleições que ocorrerão em outubro de 2022.
Um dos coordenadores do projeto, Francisco Louzada, afirma que o objetivo desta ferramenta é realizar uma análise objetiva, realizada por meio de inteligência artificial, da avaliação que os seres humanos fazem quando avaliam a veracidade de uma notícia veiculada. Ele afirma, ainda, que foram analisados diversos modelos matemáticos que são capazes de identificar se uma notícia corresponde à realidade ou não.
O pesquisador conta que a ideia para criar esta ferramenta surgiu através de discussões dos alunos do mestrado da Universidade de São Paulo, que trazem problemas reais de seus cotidianos para as discussões em sala de aula.
Dessa forma, o maior objetivo dos pesquisadores foi elaborar uma ferramenta que de fato auxiliaria em problemas recorrentes, e que poderia ser utilizada por qualquer pessoa.
Louzada informou, ainda, que durante a elaboração da ferramenta, foram analisados mais de 100 mil textos com o objetivo de encontrar padrões de vocabulários, construção de frases e sintaxe que são comumente utilizadas em fake news. Depois de “aprender” a estrutura típica das notícias falsas, o algoritmo passou para a realização de análise direta de um banco de dados de textos classificados de acordo com com a veracidade das informações. Foi durante esta segunda etapa que os pesquisadores observaram que a plataforma conseguiu identificar notícias falsas com aproximadamente 96% de precisão.
A criação desta nova ferramenta se faz especialmente importante neste ano, tendo em vista o alto índice de falsas informações sendo veiculadas sobre a pandemia de covid-19. Além disto, a ferramenta visa conter a disseminação de notícias falsas de forma significativa durante o período das eleições, que ocorrerão em outubro deste ano.
Comments