top of page

Bacen proíbe pagamento pelo Whatsapp

No dia 23/06/2020, o Banco Central do Brasil determinou à Visa e à Mastercard que suspendam o início das atividades ou cessem imediatamente a utilização do aplicativo WhatsApp para iniciação de pagamentos e transferências no âmbito dos arranjos instituídos por essas entidades supervisionadas.



A órgão regulador motivou a decisão no sentido de preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato.


O órgão ainda destacou que:

"A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e verificar a observância dos princípios e das regras previstas na Lei nº 12.865, de 2013. O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados."

O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador.


Fonte: Bacen.

 
 
 

Comments


ENDEREÇO

Rua Oscar Freire, 2.250 - Cj. 705

05409-011

São Paulo/SP

  • e-mail
  • LinkedIn
  • Instagram

Visite nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Copyright © 2021   Mott Farah & Gomes Miguel Advogados – Todos os direitos reservados. 

OAB/SP n° 30.029 - CNPJ/MF n° 33.706.793/0001-18

bottom of page