
O termo ESG vem ganhando destaque na atualidade. Mas, afinal, o que significa?
A sigla ESG é a abreviação para "environmental, social and corporate governance", que em português pode ser traduzido como "práticas ambientais, sociais e de governança".
Este termo vem ganhando destaque no mundo corporativo, especialmente com relação aos fundos de investimento, que têm levado mais em consideração as empresas que optam por seguir as boas práticas de ESG.
Além disso, a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também tem sido um fator de grande influência no ambiente corporativo, tendo em vista que as organizações passaram a se preocupar em se adequar aos padrões estipulados na lei, e por causa disso tem passado a se preocupar mais com a questão do tratamento de dados pessoais.
O ESG e a LGPD se relacionam, pois, as práticas relacionadas à privacidade e proteção de dados dentro de empresas pode se encaixar na letra "G" da sigla ESG, tendo em vista que está incluída na área de governança das empresas.
A questão da governança e da privacidade e proteção de dados teve um alto crescimento no decorrer dos últimos dois anos, especialmente levando em conta o boom do ecommerce e das plataformas online não só de compras, como também utilizadas para trabalho, com o advento da pandemia. Dessa forma, o tratamento de dados de usuários da internet se tornou mais comum do que nunca, e a LGPD se tornou extremamente necessária. Sendo assim, a segurança da informação e a privacidade e proteção de dados tornou-se uma das maiores e mais recentes preocupações ESG do momento.
Diante disso, as organizações devem se resguardar sob os riscos, não somente pelo custo que ataques à privacidade podem causar, mas também pelo custo que oportunidades perdidas devido à falta de adequação a lei podem gerar, assim como a má reputação no mercado e as sanções administrativas em eventuais desacordos com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Comments